domingo, 26 de junho de 2016

A COBRA DE BIU


Eu era recém-nascida e enquanto minha mãe me amamentava, a cozinheira gritou:
-Uma cobra!
Minha mãe nada respondeu, pois ficou imaginando que deveria ser uma cobra pequena, dessas de duas cabeças. Como a cozinheira não viu manifestação alguma da parte de mainha, reforçou o grito:
-Socorro!!!! Uma cobra!!!!
Do quarto, minha mãe ordenou:
-Mate!
-É muito grande!!! Eu tenho medo!!!
Foi o jeito mainha interromper a amamentação e se dirigir à cozinha. Realmente, a cobra era grande, grossa e até bonita a danada: um verde fluorescente que chamava atenção e ela rastejava-se tranquilamente, pelo meio da cozinha.
-De onde veio essa cobra? – Perguntou mainha.
-Ela entrou pela janela, desceu pelo caldeirão que estava sobre o fogão (que se localizava embaixo da janela) e foi descendo, descendo, descendo...
Estavam somente as duas em casa e nessas horas de aflição, as mulheres só lembram-se dos homens para prestarem um socorro. Lembraram primeiramente de Biu.
Biu era um senhor de aproximadamente quarenta anos, que tinha um fiteiro em frente à nossa casa. O detalhe que não pode deixar de ser citado, é que Biu vivia 24 horas por dia alcoolizado. Seu maior hobbie era tomar cachaça com uma talhada de doce. O mesmo foi convocado pela minha avó paterna que vinha chegando nesse momento de agonia.
Enquanto isso, minha mãe e a cozinheira preparavam suas armas: vassouras, paus, facões, enfim, tudo que tivesse ao alcance e pudesse servir para matar uma cobra de grande porte. Nisso, volta minha avó acompanhada do corajoso Biu, que logo foi pegando a vassoura para matar esse bicho peçonhento, só que em seu estado ébrio, sempre batia a vassoura no chão do lado contrário à cobra. Certamente ele estava vendo mais de uma.
E o pior é que ele vestia um calção de nylon, bastante folgado nas pernas, de maneira tal que quando ele se abaixava no intuito de matar a cobra, percebia-se claramente que ele não estava usando cueca. Foi quando todas perceberam que de fato, não havia apenas uma cobra na cena, entretanto todas as mulheres eram extremamente tímidas e não comentaram nada a respeito.
Enfim, a cobra (verde fluorescente, é bom deixar isso bem claro) acabou entrando embaixo da geladeira. Aí sim complicou a situação, porque Biu, coitado, abaixava-se mais ainda na tentativa de agarrá-la. Por fim, deixou a vassoura de lado e foi pegar a bendita cobra com a mão. Aí veio o grito:
-Peguei!!! Peguei ela pelo “pescoço”!
A situação ficou mais confusa ainda. Cobra com pescoço?
Mas ele não foi muito feliz, a cobra lhe picou na mão. Também pudera né?! Foi pegar a cobra logo pelo “pescoço”...
Daí começaram a gritar:
-Leva Biu para o Hospital!
Mesmo depois de mordido, ele não soltava a cobra. Dizendo que só soltaria em um terreno baldio, a caminho do Hospital. Assim foi feito. Depois do atendimento médico ele voltou são e salvo. O melhor de tudo foi quando ao entardecer, a minha avó materna chegou para nos visitar, minha mãe estava ocupada e chamou minha outra avó para que narrasse o fato ocorrido. Quando ela começou a descrever a cobra, foi de uma maneira tão estranha, que minha mãe em dúvida perguntou-lhe:
-Qual das duas cobras a senhora está se referindo: A verde ou a de Biu?
-E você também viu a cobra de Biu, foi?!
-Todo mundo viu.
E a gargalhada foi geral.


(Dedico esse texto especialmente para
a minha "Frô" querida: Cynthia Araújo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário