sábado, 7 de maio de 2016

SE O BONNER CONFIRMA ISSO...



          Tenho uma paixão antiga pelo William Bonner, conta minha mãe que comecei a assistir o Jornal Nacional aos cinco anos de idade. Tudo nele me encanta: a inteligência, a postura, a competência, o profissionalismo. Mas não é necessariamente sobre o Bonner que eu vou falar, e sim sobre dona Filomena, uma senhora que trabalhava na casa da minha avó. Ela devia ter quase sessenta anos, estudou pouco, mas procurava ficar antenada com o mundo. Afirmava que assistia o Jornal Nacional todas as noites e quase sempre o seu "bom dia" vinha acompanhado com algumas notícias desse telejornal.
           Eu e mainha estávamos tomando o café da manhã, quando dona Filomena chegou. Estava fazendo um calor grande.
            - Bom dia, Keyla! Bom dia, Sylvinha!
            -Bom dia, dona Filomena! Vamos tomar um cafézinho para esquentar o coração? – respondi.
            - É, vou tomar um pequeno.
           Como estava fazendo muito calor e minha mãe gosta muito das “filosofias” de dona Filomena, logo perguntou:
            -E o vento, dona Filomena, está vindo por onde?
            -O vento?  Olhe, eu nem sei dizer porque “a Terra hoje vai girar ao contrário”.
            Diante de situações assim, sempre ficamos sérias, mas nesse dia mainha desandou a rir e eu não consegui me controlar. A senhora parou e ficou pensativa, como quem pensa: “Será que eu falei besteira?”. Depois disso, cada um tomou seu rumo, mainha foi caminhar, eu me agarrei com um livro de Alencar e dona Filomena foi administrar a cozinha. Quando mainha voltou da caminhada, percebemos a preocupação daquela mulher. Ela tentou contornar a situação e começou a papear com minha mãe:
            - Eu sei que “de vez em quando” a Terra gira...
            - Não, dona Filó, a Terra gira o tempo inteiro. Ela não para de girar.
            - Sim, mas hoje vai ser diferente, ela vai girar ao contrário.
            - Que história é essa, dona Filó? Quem já se viu a Terra girar ao contrário?
         - Mas eu vi no Jornal Nacional. Vocês não viram não? – Ela ficava cada vez mais desconsertada.
        Quando ela falou em “Jornal Nacional”, deixei Alencar para lá imediatamente, fiquei preocupada:
            -Dona Filó, me diga uma coisa: Quem falou isso no Jornal Nacional? Foi o William Bonner?
            - Não foi ele não. Foi outro lá.

            Fiquei aliviada. Se dona Filó afirmasse que o Bonner, com toda essa confiança que tenho nele, havia falado que a Terra mudaria sua rotação, eu com certeza entraria em parafuso pensando nas consequências que isso traria para o Planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário